quinta-feira, 26 de junho de 2008

Meu guarda-chuva colorido...

Meu guarda-chuva colorido

Começou a chover. Devagar,lenta como chuva de memórias, lembrei-me de um lindíssimo guarda-chuva colorido que tive certa vez.

Era, como disse, lindo, inusitado, avant- garde na mesmice dos guarda-chuvas pretos que circulam pelo mundo. Cada um de seus gomos era de uma cor.Largo,amplo,generoso como uma barraca de praia.Inundava o mundo em verde, azul, amarelo e escarlate como convém a tão magnífico artefato.

Alegre.Acho que tinha vocação secreta para sombrinha de frevo.

Foi, durante anos, um guarda-chuva prestativo e fiel.Jamais abandonou-me.Cortesia muito apreciada, sobretudo, porque é sabido que os guarda-chuva têm a desagradável mania de ir-se sem aviso.Descartam os donos quem sabe desatentos, quem sabe sem humor,ou ainda os sem coração.Vão-se sem desculpa ou adeus.Mas o meu guarda-chuva carregou-me por anos felizes.

Nos dias de chuva, saímos os dois, cúmplices, a desafiar a frieza do cinza.

Sempre pensei que isto fosse um segredo só nosso.Até que, certo dia, uma amiga, de nome Carminha, que trabalha em lugar dos mais sisudos, um banco, me encontrou na escada do dito e disse:- Adoro ver você e seu guarda-chuva dançando nas calçadas.

Perguntei o por quê e ela, delicada, esclareceu: dia de chuva tudo fica triste, cinza, escuro. As calçadas tornam-se ressabiadas, as crianças encolhem-se.

O mundo se transforma em passarela de redomas pretas, meio sem esperança de luz e sol.Seu guarda-chuva ilumina o dia quando passa.É tão alegre, vistoso, convida a quem o vê a ter alegrias.

Um dia, em uma viagem,perdi meu alegre guarda-chuva.Ou quem sabe, espevitado e sábio como era, resolveu partir em busca de aventuras.

Em se tratando da alma dos guarda-chuvas, nunca se sabe.

Nunca se sabe, afinal pessoas e guarda-chuvas são seres intrigantes.

É bem por isso que em meu ofício de RH Peregrina busco auxiliar pessoas e empresas a tomarem-se de cores, aquecendo assim, as calçadas do mundo corporativo. Creio firmemente que almas de gomos coloridos, exuberantes em sua humana beleza, são infinitamente mais produtivas e, portanto, desejáveis, que seres de penumbrosa natureza.

"Existe algo mais importante do que a lógica: a imaginação. Se a idéia é boa, a lógica deve ser jogada pela janela."

(Alfred Hitchcock)

Nenhum comentário: